Uma situação de aprendizagem muito utilizada nas aulas de educação física é a “Pista de Obstáculo”. Tem por objetivo levar o estudante a descobrir diferentes formas de explorar matérias e desenvolver habilidades motoras. O professor disponibilizará diversos materiais aos estudantes, como por exemplo, colchonetes, cones, chinesinhos (cones pequenos), arco, corda entre outros materiais. O professor juntamente com seus estudantes elabora a pista de obstáculos combinando que habilidade será vivenciada em cada material.
É importante lembrar que Darido (2008) e Gallahou e Donelly (2008) salientam que o professor ao planejar suas atividades precisa priorizar o conhecimento prévio e compreender que o indivíduo é único incentivando o estudante a aprender a mover-se e a prender por meio do movimento.
A pista de obstáculo realizada com turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental objetivou aprimorar as habilidades motoras de pular, correr, rolar de lado e cambalhotas, noções espaciais. Para isso os estudantes desenvolveram a seguinte sequência de atividades:
Foi disposto cinco arcos no chão, os estudantes deveriam pular com os dois pés junto dentro de cada arco. Na sequência foram colocados 04 cones médios deitados que deveriam ser explorados com o movimento de corrida em ziguezague entre os cones. Outro material utilizado foi cones pequenos, chamados chinesinhos, os estudantes foram desafiados a passar de lado pelos chinesinhos e como último obstáculo convidou os estudantes a realizar um rolamento de frente (cambalhota) ou rolar sobre o colchonete na posição deitada.
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