Conteúdo: Jogos Cooperativos
Objetivo da aula:
- Criar vínculos de respeito e união entre os colegas.
- Envolver-se nas atividades .
- Vivenciar jogos cooperativos.
- Envolver-se nas atividades .
- Vivenciar jogos cooperativos.
Procedimentos metodológicos:
Primeiro irei reunir a turma em um círculo e sentaremos para conversar sobre como a aula será desenvolvida e combinar as regras de convivência como por exemplo: respeitar os colegas e cuidar para não machucá-los, ajudar quando necessário. Na sequência explicarei a primeira atividade que será pega-pega corrente. Escolherei um aluno para ser o pegador e ao meu sinal ele terá que pegar os colegas. Quem for capturado dará a mão ao colega que estava pegando e eles devem capturar juntos sem soltar as mãos. O jogo segue até o último ser pego.
Em seguida passaremos para a atividade “cada macaco no seu galho”. Os alunos estarão distribuídos pelo pátio dentre de um bambolê. A dinâmica da brincadeira é bem parecida com o jogo tradicional, quando o professor falar “cada macaco no seu galho” devem trocar de bambolê. A cada rodada o professor remove um bambolê porém ninguém poderá sair da brincadeira. O participante que conseguir o bambolê deverá dividir com seus colegas até sobrar um bambolê e todos estarem dentro. Para valer, o aluno deve ter pelo menos uma parte do corpo dentro.
Na próxima atividade, dividirei os alunos em quartetos e cada grupo receberá 4 cordas e uma bola. Entre eles, deverão encontrar uma maneira de transportar a bola pelo caminho indicado sem tocá-la com as mãos e deixar cair, usando somente as cordas para segura-la.
No quinto momento, pediremos que os alunos fiquem caminhando normalmente dentro de um espaço determinado. Depois de um tempo, o professor solicitará a um aluno de qual maneira poderá se deslocar pelo espaço (pulando, correndo, engatinhando entre outros). Será usado da criatividade de cada aluno. O professor solicitará que eles sigam caminhando normalmente até um comando falado pelo professor duas partes do corpo, como por exemplo: dedo no nariz, mão na barriga, cotovelo no ombro entre outros. A cada comando eles devem formar duplas e fazer no colega. Na última rodada o professor falará “pessoa para pessoa” e formando duplas novamente, deverão abraçar algum colega.
Por fim será aplicado a atividade de nó humano. Os alunos dispostas em um círculo e de mãos dadas. Cada aluno deverá memorizar o colega que está à sua direita e quem está à sua esquerda. Quando o professor der um sinal, todos devem caminhar pelo espaço determinado. Ao stop do professor os estudantes devem parar onde estão e dar a mão direita para o colega que estava à sua direita e a mão esquerda ao colega que estava na esquerda, sem soltar as mãos, formando um grande nó. Para desmanchar o nó e voltar ao círculo normal, precisam encontrar uma maneira de desfazer o nó.
Para finalizar a aula, em círculo conversaremos sobre a aula questionando sobre o que acharam da aula, o que eles aprenderam e se gostaram de trabalhar com atividades cooperativas.
Momentos pedagógicos:
1º momento: Explicação do jogo e das regras.
2º momento: Realização do jogo.
3º momento: Reflexão sobre a aula.
Primeiro irei reunir a turma em um círculo e sentaremos para conversar sobre como a aula será desenvolvida e combinar as regras de convivência como por exemplo: respeitar os colegas e cuidar para não machucá-los, ajudar quando necessário. Na sequência explicarei a primeira atividade que será pega-pega corrente. Escolherei um aluno para ser o pegador e ao meu sinal ele terá que pegar os colegas. Quem for capturado dará a mão ao colega que estava pegando e eles devem capturar juntos sem soltar as mãos. O jogo segue até o último ser pego.
Em seguida passaremos para a atividade “cada macaco no seu galho”. Os alunos estarão distribuídos pelo pátio dentre de um bambolê. A dinâmica da brincadeira é bem parecida com o jogo tradicional, quando o professor falar “cada macaco no seu galho” devem trocar de bambolê. A cada rodada o professor remove um bambolê porém ninguém poderá sair da brincadeira. O participante que conseguir o bambolê deverá dividir com seus colegas até sobrar um bambolê e todos estarem dentro. Para valer, o aluno deve ter pelo menos uma parte do corpo dentro.
Na próxima atividade, dividirei os alunos em quartetos e cada grupo receberá 4 cordas e uma bola. Entre eles, deverão encontrar uma maneira de transportar a bola pelo caminho indicado sem tocá-la com as mãos e deixar cair, usando somente as cordas para segura-la.
No quinto momento, pediremos que os alunos fiquem caminhando normalmente dentro de um espaço determinado. Depois de um tempo, o professor solicitará a um aluno de qual maneira poderá se deslocar pelo espaço (pulando, correndo, engatinhando entre outros). Será usado da criatividade de cada aluno. O professor solicitará que eles sigam caminhando normalmente até um comando falado pelo professor duas partes do corpo, como por exemplo: dedo no nariz, mão na barriga, cotovelo no ombro entre outros. A cada comando eles devem formar duplas e fazer no colega. Na última rodada o professor falará “pessoa para pessoa” e formando duplas novamente, deverão abraçar algum colega.
Por fim será aplicado a atividade de nó humano. Os alunos dispostas em um círculo e de mãos dadas. Cada aluno deverá memorizar o colega que está à sua direita e quem está à sua esquerda. Quando o professor der um sinal, todos devem caminhar pelo espaço determinado. Ao stop do professor os estudantes devem parar onde estão e dar a mão direita para o colega que estava à sua direita e a mão esquerda ao colega que estava na esquerda, sem soltar as mãos, formando um grande nó. Para desmanchar o nó e voltar ao círculo normal, precisam encontrar uma maneira de desfazer o nó.
Para finalizar a aula, em círculo conversaremos sobre a aula questionando sobre o que acharam da aula, o que eles aprenderam e se gostaram de trabalhar com atividades cooperativas.
Momentos pedagógicos:
1º momento: Explicação do jogo e das regras.
2º momento: Realização do jogo.
3º momento: Reflexão sobre a aula.
Materiais: Bambolê, bola e corda..
Bolsista:Leonardo Duarte Corrêa
Escola e projeto: Escola Estadual de Ensino Fundamental José Venzon Eberle- PIBID
Supervisora: Eliane Bueno
Anos atendidos: 6º anos do Ensino Fundamental
Número de alunos envolvidos: 30 estudantes
Tempo da atividade: 40 minutos.
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